Participação em Conferência de Política Internacional no Itamaraty
Nos dias 28 e 29 de outubro, a convite da FUNAG - Fundação Alexandre de Gusmão, participei do V CNPEPI – Conferência Nacional de Política Externa e Política Internacional: “O Brasil no mundo que vem aí” – que teve lugar o Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
A FUNAG é um órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores voltado para a pesquisa, análise e difusão de trabalhos sobre política internacional. E a CNPEPI tem o propósito de promover diálogo e debate direto entre acadêmicos e diplomatas sobre questões relevantes do cenário internacional e da política externa brasileira.
Estiveram presentes representantes de todos os estados brasileiros, além de delegações de toda a América do Sul. A Conferência reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros das áreas de relações internacionais, ciência política, geografia, história, economia, direito, sociologia e antropologia. Os debates foram de altíssimo nível, abrilhantados pela proficiência dos oradores e enriquecido pela participação dos demais interlocutores, que apesar da diversidade também eram de elevado quilate, entre estudantes, professores, mestres, doutores, técnicos, políticos, diplomatas e representantes da sociedade civil.
Os temas abordados foram América Latina e Caribe, Estados Unidos, BRIC’s, África, Crise Econômica e G-20, Meio-Ambiente, Europa e Energia. Ainda dentro desse contexto, um painel interessante sobre “Brasileiros no Exterior”.
Sobre a crescente participação da sociedade, disse o Embaixador Jeronimo Moscardo, em característico tom de irreverência que beira o subversivo que a “sociedade sabe e pode mais que a burocracia governamental”.
Participar da V CNPEPI foi uma experiência gratificante e enriquecedora. Existe muita coisa importante acontecendo no Brasil e no Mundo, envolvendo um grande número de homens e mulheres de bem, comprometidos com a visão e com o sonho de um mundo melhor, mais fraterno e mais solidário, e a grande maioria de nós não se dá conta disso. Parabéns à FUNAG, na pessoa dos Embaixadores Jeronimo Moscardo e Carlos Henrique Cardim pela iniciativa e pelo sucesso deste evento de grande importância para o Brasil e para o Mundo.
Comentários
Postar um comentário